terça-feira, 28 de agosto de 2007

Já fiquei super hiper mega ri irritada!!!

Vamos lá a ver se nos entendemos. Eu sei que nem todos lêm poesia, mas Fernando Pessoa é um dos poetas que estudamos no secundário, portanto uma parte dos portugueses tem a obrigação de conhecer minimamente o seu estilo e a maneira como escreve. Infelizmente muitos não tiveram a oportunidade de prosseguir os estudos até ao secundário e por isso podem ser facilmente enganados. Já tinha visto esta parvoice algumas vezes, mas quando vi uma amiga minha, que é licenciada, uma excelente aluna e que obviamente estudou Fernando Pessoa, a colocar este poema no seu Hi5 passei-me!
as
"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo,
e posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz deencontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um “não”.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?Guardo todas, um dia vou construir um castelo…
Fernando Pessoa"
as
Hellooooooooo! Mas anda tudo parvo ou quê?
Para ajudar à festa uma jornalista do Público acaba uma notícia com este poema dizendo que é de Fernando Pessoa. O que vale é que alguns leitores apontaram o erro e o Provedor do Público investigou e provou a farsa. Para mim a melhor parte é mesmo a brasileirada em "de que minha vida " em vez de "de que a minha vida" e "e se tornar um autor " em vez de "e tornar-se um autor". Parece que, em principio, este poema é a junção de umas frases do livro "Dez Leis para Ser Feliz" de Augusto Cury, sendo o verso final da autoria de Nemo Nox (autor de um blog brasileiro). Apesar de a sua verdadeira origem não estar completamente provada, uma coisa é certa: este poema não é de Fernando Pessoa.
as
Bem, qualquer dia juntam umas frases da Lili Caneças com outras do José Castelo Branco e no final dizemos que é um poema de Camões!
"Bicha! Sua bicha horrorosa!
Reduza-se à sua insignificância!
Estar vivo é o contrário de estar morto."

11 comentários:

Unknown disse...

Adorei a versacao final!!!
So e pena nao rimar, senao levava um vinte !! Assim vai ter de ficar pelo 18 com uma nota de louvou!! E q poesia pra mim tem de rimar...

Tulicreme disse...

Miuda, ainda não te tinha agradecido o Schmooze Award, por isso Gracias :)
Tens Tulicreme Challenge lá no "frigorifico" :p

kiss me disse...

Ainda por cima o raio do texto anda na moda como o caraças!

Ana Princesa disse...

Gosto da última frase, já conhecia... Mas sempre ouvi que era de Fernando Pessoa, afinal andava mal informada!

beijinho*

Francisco o Pensador disse...

Isto é de rir..
Todos sabem quem é o Fernando Pessoa mas quase ninguém sabe o que ele escreveu...
Como é triste ser português.

2 idiotas super hiper ri fixes disse...

Mais triste ainda é haver em Portugal uma Lili e um Castelo Branco, que só dizem bacoradas e ainda se acham jet7. Foge!
Borboleta azul

Francisco o Pensador disse...

Borboleta,

O Castelo Branco ainda tem justificação devido à sua profissão,mas agora a Lili Caneças só faz parte do jet7 para ser alvo de todo o tipo de gozação.
(Até o Jet7 gosta de ter uma banana podre para descascar..)

E o pior é que ela sabe disso,mas prefere ser humilhada do que deixar de aparecer nas revistas..
Uma personagem deprimente!

Como pode alguém se rebaixar tanto?

Unknown disse...

As bichas e os varões assinalados
Que da praia de copacabana

Por tios nunca dantes convidados
Passaram ainda além da bezana
Em festas e jantares arranjados
etc. etc.

LoooL

Unknown disse...

Gostei!!
Ainda por cima com a heresia do plagio de uma das maiores obras portuguesas escrito por um "Grande portugues"...

Como era mesmo o nome dele??... Bocage??? Epa ja nao me lembro... Aquele gajo so com dois olhos... o dos dois olhos cegos!!... Bolas... Alguem me ajuda???

Em relacao a esses "maneis"! Eu gosto do Ze... da-me vontade de rir... so nao sei e se aquilo e tudo fingido! A lili tb tem a sua piada!! Ainda bem q temos estes dois para nos rirmos bue!! :D

eudesaltosaltos disse...

adoro a frase final... :) mas sim, é estupido, pa quem cnhce minimamente a escrita de Pessoa pensar q ele foss escrever isto.. só s era um heteronimo desconhecido... :)

Anónimo disse...

Pode até não ser de Fernando Pessoa, autor que sempre apreciei e li seus poemas um pouco complicados para minha cabecinha, eu sei, mas fazer o que pensar gosto de pensar...

mas voltando ao assunto eu gostei do poema, sem rima..