segunda-feira, 23 de julho de 2007

Instinto primário (ou Porque é que os homens são uns tarados)

AVISO: Para quem esteja interessada em viver esta experiência, é só dirigir-se a um qualquer instituto de investigação científica da área de física nuclear.

Imaginem um lugar com 90% de homens...
Imaginem que as únicas mulheres existentes (salvo raríssimas excepções) se vestem de forma descuidada e pouco feminina (o que inclui t-shirts largas, aquele tipo de sapatilhas que geralmente só se usam para praticar desporto, e total desconhecimento do conceito de maquilhagem, saltos altos ou brincos)...
Imaginem agora que uma rapariga entra nesse lugar de saia, sandálias de salto alto, top de lycra, brincos e maquilhagem...

Não, não conseguem imaginar, só vendo mesmo! No ano passado quando entrei aqui pela primeira vez era só olhares do tipo: está ali uma mulher, uma fêmea da nossa espécie, uau! Desde deixarem cair as coisas no chão quando passo, ou ficarem fixamente a olhar sem a mínima discrição, ou passarem de propósito junto a mim só para me verem melhor. O “ponto alto” foi quando tive de passar em frente de um grupo de 25-30 americanos que estavam a posar para uma foto de grupo (penso que era por ser o ultimo dia do projecto) e em vez de olharem para aquele que estava a tirar a foto, ficaram por momentos todos, mas mesmo todos, a olhar para mim com cara de parvos.

Enfim, é neste momento que os homens revelam os seus instintos mais primários. Este ano já aprendi a lição, é só calças, umas camisolas de manga curta e tops só se forem bem tapadinhos e sem decotes exagerados. É que isto ao princípio pode ter piada mas depois torna-se um pouco constrangedor. E pensar que no ano passado até fiquei chateada com o meu namorado, porque ele no primeiro dia de manhã disse-me “ah e tal, essa mini saia até é gira mas não te aconselho a leva-la para o instituto, é melhor vestires outra saia”….pois, ele podia ter sido mais explicito, do tipo “aquilo lá é um bando de desesperados que não estão habituados a ver mulheres e se te vêm com essa coisinha vestida têm um ataque”.

6 comentários:

Francisco o Pensador disse...

Ok... Menina Stressada,vamos supôr que esse lugar existe mesmo e nesse caso pergunto eu:

1º - Quando a Menina decidiu entrar nesse lugar de saia, sandálias de salto alto, top de lycra, brincos e maquilhagem...tinha como intenções, passar despercebida de todos?

2º - Preferia que nenhum homem tivesse olhado para si?

3º - Quando uma mulher compra um top muito decotado numa loja,costuma dizer para a empregada da loja:"Olhe,venda-me este top super decotado,para não correr o risco de chamar a atenção dos homens.."?

E aproveitando a boleia...

Existe algo que nunca percebi e talvez a menina saiba me responder.
Porquê que as mulheres vestem Mini-saias (e algumas muito "mini" mesmo...) para passearem sozinhas e uma vez na rua,estão permanentemente a puxar a "mini-saia" para baixo para tentar esconder as pernas?
(ou dar a imagem que estão a tentar escondê-las?)

Os tarados serão verdadeiramente os homens?

:-)

Miuda Stressada disse...

Caro Pensador,

Em primeiro lugar gostaria de responder à questão sobre se este lugar existe mesmo. No site www.psi.ch poderá encontrar o referido instituto onde o meu namorado trabalha e onde eu estou também. Só encontrei uma maneira de justificar o reduzido numero de mulheres: procurando no phone book através do nome Frau (o que como deve saber é o equivalente em alemão para Sra.) e do nome Herr (Sr.). Assim obtive a lista de todos os homens e mulheres que são investigadores aqui. Não me dei ao trabalho de o contar cada nome, mas ao fazer copy paste para o Word obtive uma lista de 8,5 páginas de mulheres e de 21 páginas de homens, o que dá um rácio aproximado de 28% de mulheres para 72% de homens. Note-se no entanto que esta lista apenas contem os investigadores, não incluindo todos os técnicos de apoio (ex: electricistas) e seguranças (que são muitos pois estamos a falar de um centro Física Nuclear) que são geralmente homens, por isso lhe falei em apenas 10%. Aqui está o link directo para o phone book se quiser confirmar as minhas contas http://cgi.web.psi.ch/pb/?language=en.

Agora em relação às suas perguntas:

1º- não vejo mal nenhum em usar saia ou não me diga que acha que as mulheres so devem andar de calças (??); desde os meus 16 anos que uso saltos altos porque sou muito baixinha (1,60m); o top de lycra é a roupa normal de qualquer jovem no verão, e note: eu não disse que era decotado, é simplesmente justo porque é feito de lycra e eu não tenho por hábito andar de T-shirts largas; brincos acho que é um acessório normal e quanto à maquilhagem não era nada de exagerado, simplesmente uma base para disfarçar as borbulhas e uma sombra nos olhos..também não tenho o hábito de andar pintada tipo palhaço no Carnaval.
A intenção não era passar despercebida nem chamar a atenção, simplesmente é a minha maneira normal de vestir e além disso, como qualquer mulher gosto de me arranjar e ficar bonita para o meu namorado.

2º - se a escolha fosse entre 1 ou 2 olharem e nenhum olhar, preferia que olhassem porque qualquer mulher (mesmo que afirmem o contrário) gosta de ser notada; mas se a escolha for entre nenhum olhar e os olhares que tive, garanto-lhe que preferia que ninguém tivesse olhado.

3º- geralmente não uso tops muito decotados, alguns podem ser é justos

Em relação às mini saias, tenho uma que é so mini saia, não é um pedaço de tecido que mais parece um cinto como muitas vezes usam (alias, acho que esses “cintos” só ficam bem se forem usados com umas leggins por baixo, porque senão o que podia ser belo passa a ser simplesmente indecente).
Quanto à sua pergunta temos duas respostas possíveis:

a)sim, na maioria dos casos estão só a dar a imagem, porque a ideia é mesmo provocar mas depois não têm a coragem de o assumir e então lá andam a puxar a saia para dar a ideia de “ai que horror, isto é tão curto e eu nem sabia, eu que sou uma santinha e nem quero mostrar as pernas”

b) no entanto, algumas vezes (e talvez mais do que imagina), no caso de ser a primeira vez que se usa a saia, a mulher não sabia que ia ficar assim. Passo a explicar: muitas vezes compramos uma roupa na loja que até parece que fica bem, mas depois ao vesti-la e ao andar com ela esta não fica como pensávamos que ia ficar. Mais concretamente, a saia que até ficava um palmo acima do joelho, ao andarmos pode começar a subir e daí termos de a puxar para baixo (às vezes acontece-me isto com os tops de lycra que sobem na barriga e deixam o umbigo à mostra por muito que os tente puxar para baixo).

Espero ter respondido a todas as suas questões.
Cumprimentos!

Francisco o Pensador disse...

Menina Stressada,
Não me passou um só segundo na minha cabeça duvidar de si!

Os seus argumentos são válidos e perfeitamente coerentes.

Mas deixe-me apenas acrescentar mais uns comentários,para que não se corra o risco de ter uma má ideia sobre os meus pensamentos.


Nunca disse que era errado usar saias e que deveria usar calças!
Bem pelo contrário!
A mulher quando usa uma saia,consegue atingir o apogeu da sua feminilidade!
O que eu queria dizer era,se ao usar saia, sandálias de salto alto, top de lycra, brincos e maquilhagem,você não estaria a pôr em prática o seu charme e dessa forma provocar um possivel interesse nos homens,para mais tarde...quiçã!...conhecer alguém interessante?
(Não sabia que o seu namorado trabalhava nessa firma)
Mas ainda assim,e talvez sem saber,a menina acabou por responder a minha pergunta...
Você disse:"A intenção não era passar despercebida nem chamar a atenção, simplesmente é a minha maneira normal de vestir e além disso, como qualquer mulher gosto de me arranjar e ficar bonita para o meu namorado."

Ora,como você própria disse,a sua finalidade era ficar bonita para o seu namorado,o que me leva a uma pergunta obrigatória:
- Nesse universo de mulheres (os tais 28%),quantas estavam nesse espaço com a mesma finalidade que a menina?
Não lhe ocorreu que a falta de feminilidade dessas mulheres é oriunda de uma atitude obrigatória nessa firma,para não distrair a atenção dos homens e tirar a sua concentração no trabalho?
Atenção,que pergunto isso para o seu bem!!!
Se vai trabalhar nessa empresa,é possivel que com o passar dos dias,venha a ser chamada a atenção,comprende?

No 2º ponto,concordo em pleno consigo!

No 3º,e concretamente na sua alinea A),parece que estamos em sintonia.
Mas a alinea b),já me deixa dúvidas e por um motivo muito simples...
Quando a mulher compra a "Mini-saia",já não a experimenta na loja?
Não se farta ela de olhar para o espelho,antes de a comprar?
(Sei disso,porque sou casado e quando a minha mulher entra numa loja de roupas,digo-lhe que prefiro ficar a espera na entrada e depois dela entrar vou para o café...)
E caso houvesse dúvidas na loja,não se olharia ela no espelho do armário do quarto,antes de sair de casa?

Mas de um modo geral,respondeu perfeitamente e com afinco,as minhas perguntas!

Obrigado e cumprimentos retribuidos.

Miuda Stressada disse...

Caro Pensador:

Para começar vou aqui desfazer alguns equívocos. Eu sou licenciada na área de Finanças, e vou começar a trabalhar em Setembro em Lisboa, numa firma de consultoria e auditoria financeira. O meu namorado é Físico e trabalha num centro de investigação cientifica na Suiça. Este ano, tal como no ano passado, ele teve de trabalhar no mês de Agosto, mas mesmo assim optei por vir passar as minhas férias de verão com ele. Isto implica passar parte do dia com ele no trabalho. Ora não querendo cair aqui em preconceitos ou mitos, tem com certeza a ideia de que as mulheres da minha área têm por hábito vestir-se de uma maneira mais feminina e formal. Obviamente se fosse trabalhar para um banco não iria estar de t-shirt e sapatilhas, teria de estar de saltos altos e tailleur ou pelo menos usar algo clássico. E isto é um hábito que já trazemos da faculdade. Não esquecendo as excepções, porque estas na verdade existem, em média as raparigas da área de Economia/Finanças usam uma roupa bem mais formal e feminina que as de Ciências. Quando aqui cheguei pela primeira vez no ano passado, fiquei surpreendida com a forma como as mulheres se vestem e garanto-lhe que não tem nada a ver com uma “atitude obrigatória”. De facto, pelo que pude perceber elas acham fútil preocuparmo-nos com saltos, maquilhagem e roupa. A roupa deve ser apenas o mais confortável possível. O que verdadeiramente interessa é o conhecimento cientifico, é analisarem o comportamento do electrão X sujeito à influência do protão Y devido ao efeito do laser Z… Na realidade, acho que as mulheres que aqui conheci devem-me achar tão estranha como eu as acho a elas. Acabei por perceber que isto é resultado simplesmente de uma cultura de grupo, que na minha área valoriza a aparência e nas ciências valoriza apenas a inteligência independentemente do aspecto exterior de cada um.

Quanto ao 3º ponto deixe-me perguntar-lhe uma coisa: nunca lhe aconteceu comprar um par de sapatos numa loja, e apesar de os ter experimentado na loja, só depois de andar um dia inteiro com eles é que se apercebe que afinal não lhe assentam lá muito bem, ou que há lá qualquer coisa que magoa o pé mas que só se nota ao fim de umas horas? Pois é, às vezes compramos roupa (e isto é mais evidente quando se compra roupa de menor qualidade, ou seja com uma corte mal feito) que fica bem na loja por muito que se olhe ao espelho, porque simplesmente estamos paradas e a roupa fica no lugar certo. Mas depois quando a usamos e andamos com a roupa, os movimentos do corpo podem faze-la sair do sítio. E há casos bem chatos: uma vez comprei um top muito giro, de alças, super barato e que parecia assentar-me bem. Quando o usei pela primeira vez apercebi-me que com os movimentos dos braços, as alças iam escorregando pelos ombros e caiam (felizmente o top segurava-se bem mesmo com as alças caídas, se não aí é que era um problema grave….). Portanto de tempos a tempos lá tinha eu de colocar outra vez as alças nos ombros e acabei por desistir de o usar. Como deve compreender, quando o experimentei na loja as alças ficavam no sítio. Também lhe podia dar o exemplo de uma amiga minha que comprou umas calças na Salsa cujo botão (penso que por ser muito pequeno para a abertura que estava feita no tecido) abria-se se ela se baixava ou daqueles fechos que também abrem ligeiramente quando nos sentamos porque aí a posição em que o corpo está faz mais pressão sobre as calças….mas acho que já percebeu a ideia.

Cumprimentos

Francisco o Pensador disse...

MS,fiquei mais elucidado sobre o que está em questão.

Lembrei-me agora que a situação que nos contou não é seguramente estranha.
Eu também cresci no estrangeiro (frança) e sei que as mulheres desses paises não são tão vaidosas como as portuguesas.
Preferem utilizar uma roupa mais descontraida,do que parecer uma boneca "barbie".
Já em questões de perfumes e maquilhagem,passa-se exactamente o oposto!
Eles perfumam-se e maquilham-se muito mais do que as portuguesas...
Por aquilo que li do seu texto,e talvez por ser emigrante,você parece ter adoptado um pouco de ambas...

Para finalizar e sei que vai comprender onde eu quero chegar ao dizer isso...apenas acrescento que os portugueses,quando vê as francesas e as inglesas que vêm aqui passar férias,também costumam ficar de boca aberta!
(apesar de serem mais descontraidas no vestir..)

E porquê?

Porque a beleza sempre residiu na diferença...

Miuda Stressada disse...

comentario entendido...

ja agora, eu nao me considero emigrante, vim aqui passar ferias sendo por isso apenas uma turista. limito-me a passear de vez em quando por este belo país e nos momentos em que, pela força das circustancias, tenho de estar neste instituto, nao estou a trabalhar, obviamente passo esse tempo a navegar na net/blogs